Mensagens

Reflexão Crítica: Seleção de Ambientes e Plataformas Digitais em Ecossistemas Híbridos de Aprendizagem

Imagem
Após leitura atenta das intervenções e dos documentos de referência, apresento uma reflexão crítica alargada sobre os pressupostos e critérios para a seleção de ambientes digitais, destacando exemplos práticos e referências académicas atualizadas.  1. Fundamentação Pedagógica: tecnologia como meio, não como fim Como referem Moreira e Horta (2020), a tecnologia deve ser compreendida como um meio pedagógico e não como um fim em si mesma. A escolha de plataformas digitais exige, por isso, um posicionamento pedagógico claro que as alinhe aos objetivos de aprendizagem e aos contextos dos estudantes (p. 43). Esta ideia encontra eco em Moran (2015), que defende que “as tecnologias não ensinam por si só – são meios, não fins” (p. 65). Maria Isilia Videira e outros colegas sublinharam que a decisão de adotar um determinado ambiente digital deve responder a critérios de pertinência pedagógica, flexibilidade, acessibilidade e ética. Nesse sentido, a proposta de Moreira e Horta (2020) sobre ...

Educação e Cognição na Era da Infosfera: Aprender com Tecnologias que Pensam Connosco

Vivemos numa era em que a informação digital se tornou ubíqua e constitutiva da própria realidade. Como afirma Floridi (2014), “a infosfera é hoje o novo ambiente em que vivemos, com sistemas artificiais que não apenas nos rodeiam, mas nos constituem” (p. 41).  Já não estamos apenas a usar tecnologia: habitamo-la. Neste contexto, torna-se imperativo repensar o papel da educação na preparação dos alunos para interagirem com tecnologias que já não se limitam a executar instruções, mas que pensam, aprendem e tomam decisões de forma autónoma. A afirmação de que o ensino deve preparar os alunos para interagir com tecnologias que pensam com eles — e não apenas por eles — reflecte uma mudança de paradigma.  As tecnologias inteligentes deixaram de ser meras ferramentas para se tornarem agentes cognitivos, que participam ativamente no processo de construção de conhecimento. Este cenário exige uma abordagem educativa que transcenda o domínio técnico e abrace dimensões éticas, epistemoló...

Exemplo AVA 3

 Exemplo AVA 3 

exemplo ava 2

 exemplo ava 2

exemplo ava

 exemplo

Bibliografia Anotada e Educação a Distância: Relações e Aplicações

Imagem
  A bibliografia anotada e a educação a distância (EaD) são dois conceitos distintos, mas que podem interligar-se de forma complementar no contexto académico e educativo. A seguir, exploramos cada um destes conceitos e as suas potenciais conexões. Bibliografia Anotada A bibliografia anotada consiste numa lista de referências bibliográficas que, para além das informações usuais (autor, título, ano de publicação, etc.), inclui uma breve descrição ou avaliação crítica de cada obra. O objetivo desta anotação é fornecer ao leitor uma visão geral do conteúdo, da relevância e da qualidade da fonte, auxiliando na seleção de materiais para investigação ou estudo (Lancaster, 1991; Eco, 2010). Principais características: 1. Descrição do conteúdo – Resumo do tema principal da obra. 2. Avaliação crítica – Análise da qualidade, fiabilidade e pertinência da fonte. 3. Utilidade – Indicação do valor da obra para um determinado propósito, como investigação ou ensino. A bibliografia anotada é u...

Recensão crítica - Educação Digital na Era da Cibercultura: Reflexões Críticas e Perspetivas Transformadoras

 Educação no Século XXI: Equilíbrio entre Tecnologia e Desenvolvimento Humano Os videos destacam a importância de preparar os estudantes para o mundo, estimulando a criatividade , o pensamento critico e a responsabilidade social. A tecnologia deve ser uma ferramenta que completa o ensino, e não um fim em so mesma (Bates, 2017). Isso implica que a educação deve ir além da mera transmissão de conhecimentos , ficando-se no desenvolvimento integral do ser humano. A análise dos videos selecionados pela equipa SIGMA, releva que o impacto das tecnologias digitais e da inteligência artificial na educação é uma preocupação global ( Grajek 2021). As criticas destacam tanto o potencial transformador quanto os desafios da integração tecnológica, sublinhando a importância de uma abordagem equilibrada que destacam o desemvolvimento humano e a inclusão ( Teixeira, Bates & Mota, 2019). Embora as tecnologias como a IA e a realidade virtual possam revolucionar a educação, criando processos educa...