Recensão crítica - Educação Digital na Era da Cibercultura: Reflexões Críticas e Perspetivas Transformadoras

 Educação no Século XXI: Equilíbrio entre Tecnologia e Desenvolvimento Humano


Os videos destacam a importância de preparar os estudantes para o mundo, estimulando a criatividade , o pensamento critico e a responsabilidade social. A tecnologia deve ser uma ferramenta que completa o ensino, e não um fim em so mesma (Bates, 2017). Isso implica que a educação deve ir além da mera transmissão de conhecimentos , ficando-se no desenvolvimento integral do ser humano.

A análise dos videos selecionados pela equipa SIGMA, releva que o impacto das tecnologias digitais e da inteligência artificial na educação é uma preocupação global ( Grajek 2021). As criticas destacam tanto o potencial transformador quanto os desafios da integração tecnológica, sublinhando a importância de uma abordagem equilibrada que destacam o desemvolvimento humano e a inclusão ( Teixeira, Bates & Mota, 2019).

Embora as tecnologias como a IA e a realidade virtual possam revolucionar a educação, criando processos educativos mais envolventes e eficazes, há desafios significativos. A desigualdade no acesso a tecnologia, a ética digital e os riscos associados são questões que deveriam ser abordadoas de forma crítica ( C3L - Center fur lebenslanges , Leranen der Unisersitat Oldenburg, 2021)- Além disso, a rápida evolução tecnológica pode gerar stress e ansiedade tanto nos professores como nos estudantes. 

A colaboração entre os diferentes stakeholders é essencial para garantir uma educação mais inclusiva e adaptada ás nevessidades do sec. XXI ( Film, 2023). Isso inclui: os educadores, gestores educativos , investigadores e a comunidade em geral. A construção de sistemas educativos que integram a IA de forma responsável e ética é fundamental.


A personalização da aprendizagem, ajustando os conteúdos aos ritmos e estilos de cada aluno, é um ponto positivo destacado no texto ( Jisc, 2019). Isso promove maior empenho e eficácia no processo educativo. Além disso, a criação de recursos personalizados para alunos com necessidades educativas especiais promove uma educação equitativa.  


A automação das tarefas repititivas pode libertar os professores para se concentrarem em atividades mais interativas e criativas, desenvolvendo outras competências nos alunos ( Bates, 2017). O papel do professor  está a mudar de transmissor  de conhecimento para mentor e facilitador, o que é crucial para o desenvolvimento integral dos estudantes. 


Embora os textos/Videos critiquem a falta de estratégias práticas para implementar as ideias propostas, é importante considerar algumas abordagens:

- Investir na formação contínua dos professores para que possam integrar as novas tecnologias de forma eficaz  e ética ( Grajek, 2021).

- Garantir que todas as escolas, especialmente as públicas e em países em desenvolvimento, tenham acesso à infaestruturas tecnológica necessária ( Teixeira, Bates & Mota, 2019)

- Desenvolver políticas que promovam a inclusão digital, garantindo que todos os alunos tenham acesso às tecnologias necessárias para a educação ( C3L - Center fur lebenslanges , Leranen der Unisersitat Oldenburg, 2021).


Em modo de conclusão, considero que a educação precisa de encontrar um equilíbrio entre os avanços tecnológicos e o desenvolvimento integral do ser humano ( Bates, 2017). A colaboração entre os stakeholders é essencial para garantir uma educação mais inclusiva e adaptada às necessidades do Sec. XXI ( Film, 20203). Contudo, a tecnologia deve estar ao serviço da educação, complementando o ensino e não substituindo o papael crucial dos professores ( Jisc, 2019). 

( em contrapondo com a noticia: " Há uma escola nos estados Unidos onde não há professores"

https://zap.aeiou.pt/escola-nao-ha-professores-648912)



Referências:


Bates, W. (2017) Educar na era digital: disign , ensino e a aprendizagem - ABED

Grajek, S. (2021) How colleges and universities are  driving to dogital transformation today. EDUCAUSE

 Teixeira, A., Bates, T. & Mota J. (2019) What future(s) for distance education universities? Towords an open network-based aproach. Open learning: The Journal of Onepn Distance and e-Learning, 34 , 146-162


C3L - Center für lebenslanges Lernen der Universität Oldenburg - digital transformation os teaching and learning https://www.youtube.com/watch?v=i-8iU9f8rkY&t=2s


Film, P. ( 2023, jun, 29) AI an the Future of eduction : https://www.youtube.com/watch?v=-d2VRgej_cY&t=1s


Jisc (2019), abr. 16) Education 4.0 Jus Transformation the future os education : https://www.youtube.com/watch?v=aVWHp8FsV1w&t=2s

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