Ser Estudante Online: Desafios e Oportunidades
Ser estudante online num curso ministrado a distância envolve uma série de adaptações e competências específicas que diferem significativamente do ensino presencial.
A educação a distância (EaD) tem se consolidado como uma alternativa viável e eficaz para a formação académica, especialmente num mundo cada vez mais digital. Como já aqui foi referenciado, uma instituição ministrar um curso a distância é democratizar o ensino, com todas as vantagens e desvantagens que ai advém.
Estudar online exige que os estudantes se adaptem a um novo ambiente de aprendizagem, como estamos aqui a fazer no MAmbO, onde a interação e a comunicação ocorrem predominantemente de forma virtual. Segundo Pereira et al. (2004), a comunicação nos ambientes virtuais de aprendizagem é diferente da presencial e exige a aprendizagem de novos comportamentos e competências, como o planeamento e flexibilidade no tempo, a interação assíncrona com colegas e professores, e a participação ativa nos fóruns de discussão.
Para ser bem-sucedido, é essencial que o estudante possua competências básicas em tecnologias. Isso inclui a competências de utilizar navegadores de internet, realizar pesquisas online, usar e-mail e processadores de texto, além de familiaridade com plataformas de aprendizagem online (Pereira et al., 2004). Estas competências permitem que o estudante aproveite ao máximo as ferramentas e recursos disponíveis, facilitando o processo de ensino-aprendizagem.
A organização do estudo e a gestão do tempo são aspetos cruciais para o sucesso no ensino a distância. Crepaldi e Santos (2021) destacam que os estudantes devem desenvolver procedimentos de trabalho adequados, elaborando planos mensais e semanais que permitam monitorizar o desenvolvimento das atividades e compatibilizá-las com outras responsabilidades pessoais e profissionais. A capacidade de priorizar tarefas e de manter uma rotina de estudo disciplinada é fundamental para evitar a procrastinação e garantir a conclusão dos cursos.
A comunicação no ensino online é quase exclusivamente baseada na linguagem escrita, o que pode gerar ambiguidades e dificuldades na interpretação das mensagens. Para minimizar estes desafios, é importante que os estudantes se expressem com clareza e adotem um tom construtivo e empático nas interações (Pereira et al., 2004). A participação ativa em fóruns de discussão e chats é essencial para a construção de uma comunidade de aprendizagem colaborativa, onde os estudantes podem trocar experiências e apoiar uns aos outros.
Também como já foi aqui referenciado por mim, no Brasil, a figura do tutor desempenha um papel crucial no suporte aos estudantes de EaD. Os tutores atuam nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), acompanhando e orientando os estudantes de forma remota. Eles facilitam a aprendizagem, promovem a interação entre os estudantes e os conteúdos, e auxiliam na resolução de dúvidas e na organização do estudo (Junqueira, 2019). A presença do tutor é fundamental para manter os estudantes motivados e comprometidos, contribuindo para a qualidade do ensino a distância.
Ser estudante online em um curso a distância é uma experiência enriquecedora que oferece flexibilidade e autonomia, mas que também exige disciplina, organização e competências tecnológicas. A adaptação ao ambiente virtual, a gestão eficaz do tempo e a interação ativa com colegas, professores e/ou tutores são elementos essenciais para o sucesso nesta modalidade de ensino.
Referências
Crepaldi, N. P., & Santos, A. R. (2021). Mediação pedagógica no ensino à distância: O papel do tutor em ambientes colaborativos de aprendizagem. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, 8(2). Disponível em https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/download/15806/11298.
Junqueira, A. A. (2019). Tutoria na educação a distância: Perspectivas e desafios. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Disponível em https://www.fasuleducacional.edu.br/docs/artigos/TUTORIA-NA-EDUCACAO-A-DISTANCIA.pdf.
Pereira, Alda [et al.] - Instrumentos de apoio ao ensino online : guia do professor/tutor e guia do estudante online. "Discursos [Em linha] : perspectivas em educação". ISSN 0872-0738. Nº 2 (Dez. 2004), p. 193-198 Disponível em http://hdl.handle.net/10400.2/3614
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