Mensagens

A Influência da Inteligência Artificial na Autenticidade e Transparência na Rede

  O Trabalho tem como objetivo contextualizar o tema abordado, ressaltando a importância da discussão sobre a influência da inteligência artificial na autenticidade e transparência na rede. A contextualização do tema abordará a crescente influência da inteligência artificial na autenticidade e transparência na rede, destacando a relevância desse impacto para a sociedade contemporânea (SILVA, 2022). Serão apresentados dados e exemplos que evidenciam a necessidade de compreender as implicações da IA no contexto da autenticidade e transparência online (COSTA, 2021), para que se possa propor soluções e estratégias que preservem a integridade e confiança das interações na era digital (MARTINS, 2023).  A Importância da Autenticidade e Transparência na Rede A autenticidade refere-se à veracidade e origem das informações, enquanto a transparência diz respeito à clareza e abertura nos processos de comunicação. Ambos são elementos fundamentais na construção de relacionamentos confiáveis...

3 Recursos Educativos Abertos (REA) - (Ensino da Música - Repositórios e Plataformas Disponíveis)

Imagem
3 Recursos Educativos Abertos (REA)  Visão geral sobre a importância dos Recursos Educativos Abertos (REA) no ensino da música, destacando como estes recursos podem ampliar o acesso ao conhecimento musical, promover a inclusão e a diversidade no processo educativo. Repositório Aberto da Universidade Aberta O Repositório Aberto da Universidade Aberta é uma plataforma online que oferece um extenso conjunto de materiais educativos em formato digital, incluindo recursos educativos abertos voltados para o ensino da música. Este repositório foi desenvolvido com a finalidade de facilitar o acesso livre e gratuito a conteúdos académicos de qualidade, favorecendo, dessa forma, a difusão do conhecimento. Além disso, o repositório da Universidade Aberta possibilita a realização de pesquisas avançadas e a visualização de estatísticas de acesso, resultando numa experiência de utilização bastante rica e eficiente  O Repositório Aberto da Universidade Aberta, criado em 2006, surgiu como resp...

Cibercultura

Cibercultura    Os fundamentos da cibercultura , conforme descritos por Pierre Lévy, abordam a maneira como a cultura é transformada e influenciada pelo uso das tecnologias digitais. Lévy explora a relação entre a cibercultura e a sociedade, analisando como a interconexão global proporcionada pela internet e pelas redes sociais tem impacto nas relações humanas, na produção de conhecimento e na configuração dos ambientes culturais. Ele destaca a importância da inteligência coletiva e da participação ativa dos cidadãos na construção de uma cultura digital, fundamentada na interação, na comunicação instantânea e na descentralização do conhecimento Na sua obra, Pierre Lévy apresenta conceitos fundamentais para compreender a cibercultura, como a noção de Inteligência Coletiva, que se refere à capacidade de uma comunidade em pensar e agir de forma colaborativa. Além disso, Lévy também discute a ideia de Cibercultura como a fusão entre cultura e tecnologia, em que a interconexão dig...

Ser Estudante Online: Desafios e Oportunidades

Imagem
Ser estudante online num curso ministrado a distância envolve uma série de adaptações e competências específicas que diferem significativamente do ensino presencial. A educação a distância (EaD) tem se consolidado como uma alternativa viável e eficaz para a formação académica, especialmente num mundo cada vez mais digital. Como já aqui foi referenciado, uma instituição ministrar um curso a distância é democratizar o ensino, com todas as vantagens e desvantagens que ai advém. Estudar online exige que os estudantes se adaptem a um novo ambiente de aprendizagem, como estamos aqui a fazer no MAmbO, onde a interação e a comunicação ocorrem predominantemente de forma virtual. Segundo Pereira et al. (2004), a comunicação nos ambientes virtuais de aprendizagem é diferente da presencial e exige a aprendizagem de novos comportamentos e competências, como o planeamento e flexibilidade no tempo, a interação assíncrona com colegas e professores, e a participação ativa nos fóruns de discussão. ...

Rui Rodrigues MpeL

Imagem
O meu nome é Rui Miguel Rodrigues, tenho 50 anos e sou natural de Lisboa. Desde 2002, tenho desenvolvido a minha carreira profissional na ilha da Madeira. Fui professor de Música no Conservatório - Escola Profissional das Artes da Madeira, onde atualmente desempenho as funções de Diretor Pedagógico. Além disso, fui músico na Orquestra Clássica da Madeira e atuei em diversasoutras orquestras como freelancer. Estudei na Academia Nacional Superior de Orquestra, na Universidade da Madeira e na Universidade Aberta, onde concluí o Mestrado em SupervisãoPedagógica. A minha dissertação intitulou-se "O ensino da Música mediado portecnologias nos conservatórios das regiões autónomas portuguesas antes e depois de março de 2020". Uma das principais conclusões do estudo foi que o ensino remoto de emergência deixou marcas muito negativas na classe docente destas instituições. Acredito, contudo, no potencial do ensino à distância como complemento aoensino presencial na formação mus...

Pedagogia a distância de um clic

Imagem
Educação a distância sem distância A educação a distância sem distância é um conceito que reflete a evolução da aprendizagem online, onde a barreira física é eliminada e a interação torna mais próxima e significativa. Este modelo educativo utiliza tecnologias avançadas, como videoconferências, fóruns de discussão e plataformas colaborativas, permitindo que estudantes e professores se conectem em tempo real, independentemente de onde estejam. Essas ferramentas favorecem um ambiente de aprendizagem dinâmico e interativo, onde a comunicação é constante e a troca de ideias é estimulada. Além disso, a personalização do aprendizagem é uma característica marcante, permitindo que os alunos avancem no seu próprio ritmo e escolham conteúdos que melhor atendam às suas necessidades e interesses. A educação a distância sem distância também promove a inclusão social, proporcionando acesso ao conhecimento para aqueles que, de outra forma, teriam dificuldades em frequentar uma instituição de ens...